terça-feira, 19 de abril de 2011

Terapia Infantil





A família é o primeiro elo de contato da criança com o mundo, de modo que quando a interação família – criança está comprometida de alguma maneira, isso interfere no desenvolvimento e funcionamento saudável da criança.
É na família que as habilidades emocionais se constroem, e esta construção depende das habilidades emocionais dos outros membros da família. Os familiares muitas vezes, mesmo em situações difíceis ou pouco satisfatórias para o desenvolvimento humano – como a falta de dinheiro, perda, conflito conjugal, problemas emocionais e doenças – buscam formas de se organizar, tentando superar os problemas, buscando recursos favoráveis para o desenvolvimento dos filhos.
No entanto, muitas famílias não conseguem sozinhas, e aí surge a necessidade de buscar ajuda através de psicoterapia infantil.
A psicoterapia infantil visa auxiliar a criança e os pais e/ou cuidadores quando algo não está bem no desenvolvimento emocional ou social da criança. A terapia fornece respaldo para que a criança siga o fluxo saudável, aprendendo a fazer as suas próprias escolhas – uma vez que os outros não poderão escolher sempre por ela – assim, ajudando-a a se sentir forte (com auto-estima e segurança, sem medo), vendo o mundo em volta tal como ele é realmente.
O trabalho na terapia infantil é realizado através de atendimento lúdico, com utilização de técnicas psicoterápicas como: desenho, fantasia, argila, corte e colagem, estórias, poesias, bonecos – recursos que permitem a criança se experimentar sendo ela mesma.
Desse modo, a criança pode “organizar” os conflitos vivenciados internamente, aproveitando a fase de desenvolvimento com mais tranqüilidade. As técnicas auxiliam a exprimir os sentimentos, emoções, pensamentos, com o objetivo de ajudar a tomar consciência de si e da existência em seu mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário