terça-feira, 19 de abril de 2011

PSICOLOGIA E AS DISFUNÇÕES SEXUAIS FEMININAS

A insatisfação pessoal com o sexo está presente na vida de muitas pessoas, muitas sofrem de algum tipo de disfunção sexual,   disfunções estas que podem  estar sendo  motivadas por causas orgânicas, por causas psicológicas, sociais, culturais e conjugais.
Mas afinal o que significa disfunção sexual feminina? Elas se definem como desordens psicossomáticas que impedem que a mulher cumpra o Ciclo de Resposta Sexual Feminina: desejo, excitação, orgasmo, platô e resolução.
O ciclo se altera em uma ou mais fases, impossibilitando a mulher de obter prazer sexual ou mesmo de ter atividade sexual. Só se considera a existência de disfunção sexual se essas características forem permanentes ou recorrentes e trouxerem insatisfação, mal estar, aborrecimento pessoal ou interpessoal.
A maioria das disfunções sexuais femininas tem referências a causa psicológicas. Necessitando assim, que se conheçam, que identifique os bloqueios, as interdições em relação ao ato sexual, é necessário a atuação da psicoterapia – momento onde poderão se conhecer, eliminando trava ainda existentes ou até então não identificadas, mas que atrapalham o desempenho sexual do casal.
É importante acrescentar que dificuldades no relacionamento familiar também prejudicam a vida sexual da mulher. É fundamental que a mulher ou o casal (quando não há recusa por parte do parceiro) procurar ajuda através da psicoterapia. Pode-se melhorar o diálogo, a comunicação e a revisão do projeto de vida do casal, facilitando a convivência e contribuindo para a diminuição das disfunções sexuais e para a melhora da satisfação sexual, até porque o sexo faz parte da construção da qualidade de vida pessoal e do casal.




Nenhum comentário:

Postar um comentário