quinta-feira, 23 de junho de 2011

Terapia de Grupo




 A terapia de grupo ou a psicoterapia de grupo é uma técnica importantíssima, porém pouco utilizada pelos psicólogos. Na minha prática como psicólogo e facilitador de grupos pude perceber o quanto contribuí para as pessoas, já que as experiências vivenciadas em grupo são únicas e muitas vezes os experimentos ali trabalhados ajudam a pessoa a vivenciar novas formas, que antes nem se davam conta que poderiam, para depois serem vividos no cotidiano das pessoas.
Além disso, as experiências participadas pelos outros membros, aquilo que para um é muito difícil, outro pode acompanhar e vivenciar a solução criada pelo colega, sem falar nas pessoas que tem dificuldades de falar, de se expressar, nesse sentido,  que  oportunidade ímpar  é a terapia de grupo.
A terapia de grupo pode trabalhar as ansiedades, angústias, a elevação da autoestima, bem como as dificuldades de relacionamento, que é outra queixa significativa e que a terapia de grupo pode contribuir muito, fundamentalmente contribuindo no sentindo de as pessoas perceberem quais suas formas, seus ajustamentos, como interagem em seu meio e quais ganhos que  esses papéis desempenhados ou essas formas adquiridas podem trazer.
Portanto, o fato de a terapia de grupo ter um custo financeiro menor, facilita o acesso e conhecimento às pessoas com baixa renda ou que não conhecem a psicologia.
Para finalizar, a terapia de grupo ajuda as pessoas a lidarem com seus medos, suas limitações e acima de tudo a se respeitarem, pois só assim as outras pessoas vão respeitarem. Somos nós que devemos dizer qual nosso limite e não os outros.
É através da terapia de grupo que as pessoas poderão dirigir suas vidas de uma maneira mais adequada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário